Equilíbrio Emocional 4 dia - Mulheres de Alma Transformada

Breaking

terça-feira, 21 de julho de 2020

Equilíbrio Emocional 4 dia





Leia e medite 
Provérbios 19:11, Provérbios 16:32, 1Timóteo 1:16    2Pedro 3:15

Paciência

Paciência, ou longanimidade, é mais uma porção do fruto do Espírito. Duas palavras gregas são usadas para paciência: Makrothumia e Hupomone. Ambas evidenciam um grande e longo sacrifício de perseverança. Cada vez mais escassa, a paciência pode ser compreendida como a característica de manter o controle emocional, sem perder a calma, ao longo de um tempo de espera.

A Bíblia nos diz que Moisés foi um homem muito paciente, mais do que qualquer outro que havia na terra (Nm 12.3). Outro homem que esperou pela promessa pacientemente foi Abraão (Hb 6.15). Quando Isaque nasce, ele já estava com cem anos. Num certo momento, ainda no início da sua luta, Jó chega a declarar: “Que esperança posso ter, se já não tenho forças? Como posso ter paciência, se não tenho futuro?” (Jó 6.11, NVI). Esses relatos bíblicos referenciam que é possível produzir atos pacientes, mesmo em meio ao caos e sofrimento (Tg 5.10) Nós temos exemplos. Mas precisamos ser também exemplos de paciência.

Ser paciente é um ato de sabedoria. O paciente tem tempo de escolher bem as palavras antes de falar. Consegue ponderar as possibilidades antes de tomar uma decisão, e observa as opções antes de escolher bem. O paciente consegue engolir as indiretas e ignorar as ofensas. Deixa o briguento brigar consigo mesmo, e não se envolve em situações das quais se arrepende mais tarde. Pode não ser conhecido como o valentão do bairro ou grande guerreiro, mas certamente vence a batalha mais difícil, que é contra si mesmo!

Somos vasos de barro, preenchidos por um Deus infinitamente poderoso. Entretanto, negligenciamos seu amor e poder, escolhendo formas antigas de proceder, quando temos à disposição todas as ferramentas para frutificarmos todas as facetas do fruto do Espírito. Reorganize sua mente. Renove sua fé e sua aliança com Deus. Pense muito antes de falar, seja tardio para se irar, morda sua língua e controle seus desejos de retrucar ou de devolver as afrontas. Seja longânimo, estendendo seu ânimo ao máximo, alongando seu pavio, se permitindo não mais reagir às provocações das pessoas e da vida.

Lembre-se sempre de que a paciência de Deus ainda está à sua disposição. Portanto, comece a frutificar para experimentar e comprovar a sempre boa, agradável e perfeita vontade de Deus para você.

Quais são as situações que fazem com que você perca a calma? Decida mudar e peça direção e força a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário