Devocional
Leia Salmos 86:15 Efésios 4:32 Gálatas 6:9-10 1Pedro 3:8-12
Amabilidade
Amabilidade é a capacidade de se importar, de conseguir se identificar com o outro em seus problemas. Na Bíblia, pode ser traduzida também como benignidade, consideração, gentileza e compaixão, palavras que são sempre relacionadas à forma como tratamos os outros.
Deus é benigno e compassivo. Trata a todos com compaixão e misericórdia, tanto o ímpio quanto o justo, pois seu amor é sempre fiel, mesmo quando os afetos humanos falham.
Na sociedade atual, vivemos dias de muita indiferença quanto à dor do outro. Ao assistirmos aos noticiários, é muito comum que cenas de violência, terrorismo, doenças, mortes, agressões, chacinas e pobreza sejam sequenciais. Infelizmente, a maioria das pessoas não se abala.
A amabilidade está cada vez mais rara. O tom de voz sereno tem desaparecido de muitos lares. O estresse vem substituindo a calmaria e a tranquilidade da vida cotidiana, fazendo com que muitos não tenham mais prazer em voltar pra casa depois de um dia de trabalho. A cada dia fica mais difícil convivermos com pessoas amáveis e gentis.
Você cumprimenta as pessoas por quem passa na rua? Beija e abraça com carinho seus familiares e irmãos da igreja? Pede com delicadeza o sal ou a manteiga quando está à mesa com sua família? Agradece com simpatia ao frentista do posto de gasolina que lhe serviu? A amabilidade está presente no esforço que fazemos para que as pessoas à nossa volta se sintam felizes, amadas e cuidadas.
Uma das maiores dificuldades no comportamento humano, é retribuir mal por bem. Como retribuir uma afronta com um sorriso, ou oferecer a outra face quando somos esbofeteados? A benignidade nos permite cumprimentar com um bom-dia aquele vizinho mal educado que nem responde ao cumprimento. Mas continuamos insistindo!
Mesmo dentro de igrejas, são muitos os que entram e saem sem nem mesmo olhar no fundo dos olhos dos seus irmãos, aquecendo a alma destes com um olhar carinhoso ou um sorriso.
Decidir pela amabilidade é decidir por um estilo de vida radical! Continue oferecendo seu sorriso, seu bom humor e sua generosidade. Afinal, sempre recebemos de Deus o melhor dele, mesmo não merecendo. Ele permanece leal quando somos infiéis, e mantém sua generosidade quando erramos e falhamos em nossas atitudes.
Amabilidade. Dar o que gostaríamos de receber. Fazer o que gostaríamos que nos fizessem. Ser o que devemos ser, e fazer o que biblicamente somos ensinados a fazer.
Você tem praticado a amabilidade no seu dia a dia?
Pense em 3 pessoas que podem ser afetadas positivamente se você decidir ser mais amável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário